O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.Saiba mais...

Bandeira Azul é parceira da OMT para o Ano Internacional do Turismo Sustentável do Desenvolvimento em 2017

A 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, lembrando o potencial do turismo para promover a Agenda Universal 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Neste mesmo ano o Programa Bandeira Azul comemora seu 30º aniversário, assim nos próximos 12 meses haverão celebrações para promover a contribuição do Turismo na construção de um mundo melhor. Este é o principal objetivo do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017.

“Esta é uma oportunidade única para construir um setor de turismo mais responsável e comprometido que possa capitalizar seu imenso potencial em termos de prosperidade econômica, inclusão social, paz e compreensão, preservação cultural e ambiental”, disse o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai.

Contabilizando 7% das exportações mundiais, um em onze empregos e 10% do PIB mundial, o setor do turismo, se bem gerido, pode promover o crescimento econômico inclusivo, a inclusão social e a proteção dos bens culturais e naturais.

O Ano Internacional promoverá o papel do turismo nas seguintes cinco áreas principais:

(1)    Crescimento econômico, inclusivo e sustentável

(2)    Inclusão social, emprego e redução da pobreza;

(3)    Eficiência dos recursos, proteção do ambiente e alterações climáticas;

(4)    Valores culturais, diversidade e património; e

(5)    Compreensão mútua, paz e segurança.

A apresentação do Ano Internacional aconteceu em Madrid, em janeiro de 2017, por ocasião da Feira Espanhola do Turismo, FITUR.

A OMT convida todos os parceiros a participarem das comemorações, partilhando as suas atividades e iniciativas para promover o turismo sustentável para o desenvolvimento em www.tourism4development2017.org

Publicado em 21st February, 2017 por