O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.Saiba mais...

Procedimentos e Critérios

Aqui disponibilizamos os procedimentos necessários para participar do Programa Bandeira Azul, assim como todos os critérios que devem ser cumpridos para que uma praia ou marina seja certificada!

Os critérios de avaliação para que uma Praia/Marina seja certificada são divididos em 4 grupos:

1) Educação e Informação Ambiental: o local deve conter sinalização ambiental, informações sobre as atividades de educação ambiental e as normas de conduta na praia ou marina.

2) Qualidade da Água: uma praia com Bandeira Azul significa que a água de banho é monitorada em relação à diversos parâmetros (bactérias Coliformes Fecais, acidez, óleos e graxas, resíduos sólidos flutuantes, transparência, cor), ou seja, deve ser balneável, além de ter plano de emergência em caso de acidentes.

3) Gestão Ambiental: os usuários da praia incluindo gestores públicos, associações de moradores, de comerciantes, de pescadores e qualquer grupo que participe ativamente da praia devem fazer parte do Comitê Gestor da praia. Questões como ordenamento, preservação de ecossistemas sensíveis, gestão do lixo e saneamento, acessos à praia, estacionamento, sanitários públicos, entre outros devem ser abordados pelo Comitê Gestor.

4) Segurança e Serviços: trata da infraestrutura e serviços que a praia deve oferecer, como chuveiros, banheiros, guarda-vidas, equipamentos de salvamento e primeiros socorros, plano de emergência contra riscos externos, gestão de conflitos, normas de conduta de utilização da praia, entre outros.

 

Documentos importantes



 

 


Maiores dúdidas estamos à disposição: coordenacao@bandeiraazul.org.br

Em breve inicia a temporada Bandeira Azul no Brasil

O verão se aproxima e também as cerimônias de entrega das Bandeiras Azuis.
Em 2017, o Brasil conta com mais uma marina (Marina Kauai, em Ubatuba) e a primeira embarcação de turismo Bandeira Azul na América do Sul (Água Viva Mergulho).
Fique atento as datas de entrega das Bandeiras:

read more